A Prefeitura de Maranguape, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, na manhã desta sexta-feira (9), no Centro de Referência da Mulher (CRM), um treinamento de teste rápido de Sífilis e de HIV para oito novas enfermeiras que atuam nas Unidades Básicas de Saúde do município. A capacitação foi ministrada pela enfermeira Patrícia Silva Torres.

Esses exames são realizados durante o pré-natal das gestantes do município e feitos gratuitamente na rede de Atenção Básica. Todos os enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde passam por treinamentos.

A Secretaria de Saúde alerta que toda mulher grávida deve fazer no pré-natal os testes de Sífilis e HIV para evitar a transmissão das doenças da mãe para a criança. É importante que a gestante faça o exame para a sífilis assim que engravidar, porque a doença pode ser silenciosa, e é muito perigosa para o bebê. A criança pode ter malformações e até morrer durante a gestação.

A testagem para o HIV é recomendada na 1ª consulta do pré-natal ou 1º trimestre e 3º trimestre da gestação.