Em sete meses de gestão, o Núcleo do Trabalho e Desenvolvimento Social, que é vinculado à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), já realizou, em Maranguape, um total de 3.894 atendimentos prestados aos microempreendedores individuais, aos jovens com os cadastros do Programa Jovem Aprendiz, aos artesãos com o cadastro deste profissionais e também aos jovens e adultos com a execução de cursos profissionalizantes.

O Núcleo do Trabalho promove e desenvolve a política do trabalho no município com orientação para trabalhadores autônomos a abrirem uma empresa e se formalizarem, tonando assim um Microempreendedor Individual (MEI). Neste primeiro semestre, o Núcleo atendeu cerca de 1.100 microempreendedores individuais, contemplou com cursos profissionalizantes 360 jovens e adultos, cadastrou 2.294 jovens no Programa Jovem Aprendiz e 140 artesãos.

Microempreendedor Individual

O Microempreendedor Individual pode desenvolver no Núcleo do Trabalho e Desenvolvimento Social a renovação do boleto do INSS, a declaração anual de renda, abrir, dar baixa e realizar alterações cadastrais na empresa; emitir notas fiscais, requerimento, declarações de previsão de faturamento e de eventos.

Também pode tirar dúvidas contábeis, financeiras e sobre benefícios do INSS, pois há um contador disponível de segunda a sexta-feira no Núcleo para entender exclusivamente o microempreendedor individual. É possível também ter assessoria de marketing com criação de artes de cartões de visita simples, logomarca simples e criação de plataforma digital (página de Facebook). Além disso, também pode tirar dúvidas sobre maquinetas de cartão de crédito e débito para empresa.

O Núcleo ainda promove outros serviços, como cursos profissionalizantes gratuitos para auxiliar na formação do empreendedor, ações do Programa Jovem Aprendiz dando oportunidade aos jovens de 16 a 22 anos a conseguirem seu primeiro emprego e incentivo aos artesãos maranguapenses.

Endereço

O atendimento acontece de segunda a quinta-feira, de 8h às 17h, e na sexta-feira, de 8h às 14h. O Núcleo do Trabalho e Desenvolvimento Social fica na Rua Dr. João Bezerra esquina com a Rua Coronel Manoel Paula, no prédio da Junta Militar, na Praça da Liberdade, no Centro da Cidade.

Deixe uma resposta