No último sábado, 16, as comunidades do Alto dos Marianos, Salto do Peixe e Vila São Sebastião participaram da simulação do Plano de Emergência e Contingência promovido pela Defesa Civil do município.

Moradores das comunidades que juntas abrigam mais de 340 pessoas, participaram da operação que teve como objetivo principal, treiná-los para reagir da maneira correta e ágil em um possível deslizamento de terra. Além disso, os órgãos envolvidos estavam sendo avaliados pela proatividade e foco nos resgates.

Desde 2017, o Plano de Contingência e Emergência está sendo preparado e estudado pela Defesa Civil do município, e só este ano, colocaram os treinamentos em prática após diagnosticar os principais riscos dessas comunidades.

Os guardas municipais Andrade e Adriano Braga, conduziram a operação junto à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. No comando da operação esteve Regina Célia Gomes da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, Cap. Bernardo da Companhia de Suprimentos/Exército Brasileiro, Cap. Aluízio da Defesa Civil do Estado, Cap. Dácio do Corpo de Bombeiros e Francisco Wildes da Polícia Militar. O Gabinete do Prefeito junto com as Secretarias da Saúde, Educação, Infraestrutura, Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Social e Meio Ambiente e Controle Urbano, deram o suporte necessário para a realização da operação.

Na quinta-feira, 21, a operação será analisada pelos órgãos envolvidos e o resultado será divulgado em breve para a população e autoridades. De acordo com a Secretária Executiva da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, Regina Célia da Cunha, “a comunidade foi impecável, participou ativamente de todo o processo de modo interessado, ordeiro e proativo”.