Maranguape realiza, dos dias 8 a 17 de outubro, atividades e ações da Semana do Bebê com a temática “Criança um ser do presente”, de forma intersetorial com iniciativas na área da Educação, Saúde e Assistência Social. Essa mobilização da Prefeitura de Maranguape tem o objetivo desenvolver ações para os seis primeiros anos de vida, que são fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças.

Na abertura da programação serão realizadas caminhadas em diferentes pontos no município, com o intuito de alertar a sobre a importância da atenção à primeira infância. Também serão desenvolvidas oficinas, apresentações de documentários, apresentações teatrais e rodas de conversas.

No dia 11 de outubro, data que antecede o Dia das Crianças, o Jardim do Paço Municipal da Prefeitura de Maranguape, a partir das 17h, vai se transformar na Cidade da Criança com atividades recreativas, brincadeiras e apresentações artísticas. Todas as Secretarias Municipais terão stands para oferecer serviços no local.

• Educação

As 51 escolas da sede e dos distritos de Educação Infantil e Fundamental com as turmas de 1º ano da Rede Municipal de Ensino irão desenvolver até o dia 17 de setembro, caminhadas, contação de história, ações de saúde e alimentação, exposição, brincadeiras com bonecos, desfiles dos bebês, construção de mural com fotos das crianças, aulas de dança e cineminha.

Ao longo da Semana do Bebê, também serão realizadas ações com as comunidades com rodas de conversa entre grávidas sobre a importância dos cuidados nos primeiros 100 dias da criança, exibição de documentários (O Começo da Vida) para os pais, palestra sobre cuidados com os bebês e alimentação saudável.

• Saúde

Os profissionais da Saúde irão desenvolver palestras nas Unidades Básicas de Saúde sobre higienização e cuidados com a pele, prevenção de acidentes, puericultura coletiva, saúde bucal e alimentação saudável.

Também serão realizadas oficinas, teatrinhos, roda de conversa com as comunidades e atividades recreativas.

• Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), por meio da Proteção Social Básica (PSB), irá realizar palestras sobre os direitos das crianças e a promoção do desenvolvimento saudável em parceria com as Unidades Básicas de Saúde e o Conselho Tutelar. Também serão desenvolvidas oficinas de confecção de brinquedos, contação de história, atividades recreativas com cineminha, piquenique, karaokê.

As equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) irão realizar palestras com o tema “1ª Via do Registro Civil” nas Escolas Municipais. Também será desenvolvida a aula do Projeto “Zumba Kids” nos 05 CRAS com músicas eletrônicas infantis com o facilitador de dança ZIN Neto Bezerra.