Em busca de debater ações relacionadas ao Selo UNICEF que tenham impactos reais e positivos sobre a vida de crianças e adolescentes, o município de Maranguape realizou, durante toda esta quinta-feira (26), o I Fórum Comunitário do Selo Unicef – Edição 2017/2020, no Centro de Educação Municipal Deputado Manoel Rodrigues.

Com a presença do prefeito João Paulo Xerez; da articuladora do Selo, a primeira-dama Thais Castro Xerez; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Virgínia Queiroz; crianças e adolescentes do município e profissionais envolvidos nas ações, foi elaborado um Plano de Ação para enfrentar os principais problemas do município e as soluções que devem ser implementado até o final de 2020.

O próximo Fórum Comunitário está previsto para acontecer em 2020, momento em que os resultados do Plano de Ação para garantir as políticas públicas para crianças e adolescentes serão apresentados à comunidade.

Selo Unicef

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF voltada à redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Além da elaboração do diagnóstico da situação da população de 0 a 18 anos incompletos e um Plano Municipal de Ação, o município também desenvolverá ações nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes e irá monitorar os resultados alcançados por meio de indicadores e de debates em fóruns comunitários, ouvindo e dialogando com diversos atores sociais.