Dando sequência ao ciclo de debates iniciado  no I Fórum Comunitário do Selo Unicef – Edição 2017/2020, a comissão do Selo Unicef Maranguape, liderada pela articuladora, a primeira-dama Thaís Castro Xerez, realizou, nesta quarta-feira (22), mais um encontro com o objetivo de concluir o Plano de Ação elaborado pelo grupo. A última reunião acontece na próxima semana. O documento será apresentado no mês de setembro.

O Plano de Ação irá enfrentar os principais problemas do município e deve ser implementado pela gestão municipal ao longo dos quatro anos do ciclo do Selo UNICEF. Os resultados deste Plano de Ação serão apresentados à comunidade em 2020.

A comissão conta com técnicos do gabinete, das Secretarias de Educação, Saúde, Cultura e Desenvolvimento Social e representantes do CMDCA, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e Conselho Tutelar.

Selo Unicef

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF voltada à redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Além da elaboração do diagnóstico da situação da população de 0 a 18 anos incompletos e um Plano Municipal de Ação, o município também desenvolverá ações nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes e irá monitorar os resultados alcançados por meio de indicadores e de debates em fóruns comunitários, ouvindo e dialogando com diversos atores sociais.