Com base nas normas do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Maranguape, por meio da Secretaria de Saúde, tem intensificado as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como chikungunya, dengue e zika vírus. Além das ações de controle de vigilância, também está sendo realizada a passagem do fumacê em bairros e distritos da cidade.

A Secretaria de Saúde ressalta que a ação, conforme determinação do Ministério da Saúde, só pode ser efetuada com base nas regiões que apresentam casos notificados das doenças, pois o fumacê não é uma ação de prevenção e sim uma medida complementar às ações de eliminação dos criadouros, mobilização da população e limpeza pública.

Até o momento, 24 localidades, entre bairros e distritos, receberam o fumacê. Conforme o Controle de Vigilância à Saúde, da Secretaria de Saúde, um mesmo bairro ou distrito pode receber o fumacê mais de uma vez em razão da ação ser realizada em ruas diferentes e alcançando um raio  de ação para efetivação do bloqueio.

A Secretaria de Saúde atualiza diariamente a demanda dos locais que devem receber o fumacê.

Locais que já receberam o fumacê

  • Novo Maranguape I, Amanari, Itapebussu,  São João do Amanarí, Centro, Cachoeira, Outra Banda, Ladeira Grande, Parque Santa Fé, Área Seca, Área Verde, Açude do Papara, Jubaia, Tabatinga, Penedo, Santos Dumont, Pau Serrado, Sapupara, Lameirão, Coite, Pato Selvagem, Tanques, Gererau e Lages.

Deixe uma resposta