O Instituto de Previdência de um Município, é o órgão resposável por administrar a previdência dos funcionários concursados da Prefeitura. A saúde, a previdência e o atendimento pericial compõe o importante tripé de responsabilidade que norteia as ações do órgão.

O IPM tem por objetivo proporcionar assistência de saúde aos servidores do município e, também, por finalidade garantir aos seus segurados e dependentes os direitos à Previdência Social.

Desde o mês de Fevereiro de 2019, o prédio onde será o IPMM está passando por grande reforma para melhor atender os  funcionários. A conclusão da obra está prevista para Outubro de 2019.

Além dele, o Palácio da Intendência também está passando por reformas. O Palácio foi construído com recursos públicos de assistência aos atingidos pela seca de 1877-79, para abrigar a Câmara Municipal, que depois passou a se chamar Intendência. O prédio mostra em suas formas, influências da arquitetura colonial.