Foi realizada na sexta-feira (3), uma formação com professores das turmas de 3º e 4º anos e coordenadores de seis escolas municipais sobre o Projeto “Catadores de Histórias, Contadores de Sonhos”. O objetivo do projeto é estimular a leitura e a contação de histórias entre os alunos e capacitar professores da rede municipal de ensino.

O projeto ocorre em etapas. Na primeira delas, os professores são capacitados com uma oficina de noções básicas sobre contação histórias de forma envolvente. Em seguida, acontecem as visitas e as contações. Após a apresentação da peça e a entrega do acervo de livros em cada escola beneficiada é escolhida a melhor história da turma por meio da Agenda da Leitura. Cada escola promoverá o “Dia da Contação”, que escolherá o (a) melhor professor(a) contador(a) de histórias da instituição. Os educadores passarão por uma etapa semifinal e os melhores de cada município estarão na final.

Os professores das turmas de 2º ano vão participar de oficinas de contação de histórias. A iniciativa é uma realização da Hokma (Treinamento, Arte e Cultura Ltda), por meio do edital de incentivo à cultura da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e das secretarias municipais.