Com o intuito de alertar sobre os cuidados a serem tomados com a hipertensão e a diabetes e fazer com que os pacientes realizem o tratamento oferecido nas Unidades Básicas de Saúde, a Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria de Atenção Básica, realiza, até o dia 31 de março, encontros para apresentar a equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e apontar os serviços desenvolvidos pela equipe da Saúde da Família e pelos agentes comunitários de saúde.

As reuniões começaram no dia 9 de março e vão até o dia 31 de março.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica do município, Danielle Leite Gondim, os técnicos da Secretaria de Saúde de Maranguape detectaram uma elevação no número de internações de pessoas com complicações no quadro de saúde de hipertensão e diabetes, e um aumento significativo de pacientes com Acidente Vascular Cerebral ( AVC).

Com a intenção de melhorar o quadro clínico destes grupos, as equipes de saúde estão percorrendo todas as Unidades Básicas de Saúde de Maranguape para orientar sobre os cuidados que os hipertensos e diabéticos precisam ter para controlar as doenças e fazer com que estas pessoas comecem o tratamento ofertado nos postos de saúde do município.

Nos encontros, os pacientes recebem orientação médica, atendimento psicológico para aqueles que têm dificuldades em aderir ao tratamento, avaliação nutricional com especialista  e aula com profissional de Educação Física.

A equipe do Nasf é formada por psicólogo, assistente social, farmacêutico, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista e educador físico.

Confira a lista com os endereços dos encontros com a equipe multidisciplinar do NASF

 

Deixe uma resposta