Em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado no último domingo, dia 2 de abril, a Prefeitura de Maranguape, por meio do Núcleo de Educação Especial e da Coordenação de Saúde Mental, promove diversas ações, como rodas de conversas, palestras e caminhada em alusão a data. As ações tem como finalidade conscientizar, esclarecer e derrubar os preconceitos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Nesta segunda-feira (3), professores das salas de recursos multifuncionais da rede municipal, realizaram palestra e roda de conversa com os alunos das escolas municipais, para conscientizar sobre a temática e assim deixar os estudantes mais informados sobre o que é o transtorno.

Já no dia 18 de Abril, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil, vinculado à Secretaria de Saúde de Maranguape, realiza, a partir das 15h, a 5º Caminhada de Conscientização do Autismo. Crianças, adolescentes, familiares e profissionais do Caps vão percorrer ruas do município para mobilizar a população sobre inclusão social das pessoas com a síndrome.

Os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e do Atendimento Educacional Especializado das escolas de Maranguape, também vão participar da ação. A concentração da 5º Caminhada de Conscientização do Autismo será na praça Capistrano de Abreu.

O Centro de Atenção Psicossocial Infantil atende mais de 60 crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e recebe uma média diária de 150 pessoas com diversos transtornos. Só nos dois primeiros meses de 2017, o Caps Infantil atendeu mais de duas mil crianças e adolescentes com faixa etária de 2 a 18 anos

A unidade conta com uma equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, psicólogos, psiquiatras, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais. O Centro atende de 8h às 16h, na Rua Coronel Manuel Paula, 472, Centro. O Núcleo de Educação Especial é vinculado a Secretaria de Educação e a Coordenação de Saúde Mental é ligada à Secretaria de Saúde de Maranguape.

Autismo

O autismo é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social. Os sintomas mais comuns são: dificuldades de relacionamento, apresenta movimentos repetitivos (balanço do corpo e dedos) e resistência às mudanças de rotina.