A Prefeitura de Maranguape, por meio da Secretaria de Educação e da Guarda Municipal em parceria com Polícia Militar, iniciou, nesta quarta-feira (29), o Ronda Escolar com a finalidade de atuar com rondas ostensivas nas escolas municipais da sede. A ação garante a segurança da entrada e saída dos alunos, professores, servidores e também do patrimônio e da comunidade.

O projeto conta com o patrulhamento feito por dois policiais militares e dois guardas municipais em uma viatura caracterizada da Guarda municipal para fazer vigilância durante os turnos escolares, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. Neste primeiro semestre, o programa vai atuar nas escolas localizadas na sede do município.

O patrulhamento busca uma política de proximidade baseada nos princípios de Polícia comunitária, tendo como visão o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

Essa ação é voltada para a comunidade escolar e atua de maneira ostensiva e preventiva. O trabalho em conjunto com a Polícia Civil, Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência da Assistência Social  (Cras), Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e Poder Judiciário.

O Ronda Escolar é uma parceria entre a Prefeitura de Maranguape e a Polícia Militar do Ceará.