Quase mil professores da rede de ensino municipal participaram da formação continuada realizada pela Prefeitura de Maranguape, por meio da Secretaria de Educação. Na formação, os professores recebem orientações pedagógicas para melhorar ainda mais o trabalho com os alunos em sala de aula.

De acordo com a gerente do núcleo do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC/PNAIC) de formação e avaliação, Ana Paula Mendes, quase mil professores já passaram pela formação continuada, que é feita pela equipe técnica de formadores da Secretaria de Educação de Maranguape. Ela destaca que o prefeito João Paulo Xerez é um gestor que se preocupa e investe na educação municipal

Os formadores recebem as diretrizes pedagógicas dos técnicos do PAIC, do Governo do Estado do Ceará, que atua em parceria com os municípios cearenses. A formação continuada acontece mensalmente durante todo o ano , sendo oferecida aos professores dos anos iniciais da educação Infantil – berçário ao infantil 5; anos iniciais – 1º ao 5º e anos finais – 6º ao 9º, orientações e novas táticas para trabalhar em sala de aula.

Formação

Com a formação, os professores refletem como aplicar as melhores atividades de ensino com os alunos da rede municipal.
Nesse ciclo de formação, estudantes do 1º ano do fundamental já receberam o kit do aluno, contendo livro do projeto “Vamos passear na escrita”.

Dos dias 14 a 30 de março, ocorrem a formação dos professores dos anos finais 6º, 7º, 8º e 9º ano. Já dos dias 7 a 24 de março, acontecem dos professores dos anos iniciais 1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano.

PAIC

O Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) realiza o trabalho de alfabetização de todas as crianças na idade certa, evitando a alfabetização tardia. O programa é uma parceria do Governo do Estado do Ceará com os municípios cearenses.