Visando a importância da preservação ambiental e da regeneração de vegetação removida, teve início no mês de setembro o trabalho de reflorestamento ambiental na margens do Rio Maranguapinho. A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Maranguape, por meio da Secretaria do Ambiente e Controle Urbano em parceria com o Senac. O reflorestamento será feito até a nascente do Rio Maranguapinho.

O primeiro local que passou pelo reflorestamento foi o trecho do rio em frente à Escola Salaberga Torquato Gomes de Matos. No espaço, foram plantadas 20 árvores de 10 espécies nativas diferentes doadas pela Seac. A iniciativa também implantou o projeto de gotejamento, que realiza.

O reflorestamento nas margens do Rio Maranguapinho está sendo executado por fiscais do Controle Urbano e Meio Ambiente da Prefeitura, técnicos Secretaria do Ambiente e alunos do curso monitor ambiental do Senac de Maranguape. O local para nova etapa da iniciativa está sendo selecionado.