A Prefeitura de Maranguape, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Recursos Hídricos, iniciou, neste mês de maio, o serviço de produção de silagem nas propriedades dos pequenos produtores rurais de Maranguape. A silagem será armazenada para ser utilizada como alimento dos gados nas épocas de escassez de alimento natural no período de estiagem.

O processo de produção de silagem começou na localidade de Onça, no distrito de Papara e no distrito de Tanques. Os produtores que necessitarem desse processo, podem solicitar o serviço através do telefone (85) 3369.9165 ou procurar a sede da Seagri, localizada na Rua José Augusto da Silva, S/N, no bairro Coité.

Produção de silagem nas propriedades dos produtores rurais de Maranguape

A Silagem é o produto oriundo da conservação de forragens, onde é feita a fermentação em meio anaeróbico, ambiente isento de oxigênio, em locais denominados silos. A produção é feita para que o produtor de gado tenha armazenado alimentos suficiente para suprir a necessidade do animal no período de estiagem, quando se tem pouca produção de alimentos.

Gradeamento do solo

Além do trabalho de silagem, a Secretaria de Agricultura, Pesca e Recursos Hídricos, realizou, de janeiro a abril, o gradeamento do solo de 254 agricultores do município. O serviço é para nivelamento e a uniformidade do solo para receber o plantio dos agricultores.

Além disso, a equipe da Seagri efetuou quase 800 horas de serviço. Até o momento, já foram cadastrados 363 pequenos produtores rurais, com 1.094 horas solicitadas para gradagem do solo.