Cerca de 3 mil crianças de 0 a 6 anos da Educação Infantil e do 1º ano de 51 escolas da sede e dos distritos da Rede Municipal de Ensino participaram, nesta quarta-feira (4), do início das atividades da Semana do Bebê, que tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento das crianças de até 6 anos como prioridade. A ação também aconteceu nos equipamentos de saúde e nos CRAS do Novo Maranguape, Parque Iracema, Sapupara, Itabessu e Amanarí.

O prefeito João Paulo Xerez ressaltou a união da gestão em torno do desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos nas áreas da saúde, educação e desenvolvimento social. E apontou a importância da população abraçar esta causa. “A participação de todos pela primeira infância é um importante caminho para avançarmos na construção de um Maranguape de todos”, salientou.

Semana do Bebê reúne ações para crianças de até 6 anos em Maranguape

Também prestigiaram a abertura da Semana do Bebê o vice-prefeito Habraão Ramos, o chefe de gabinete, Jardel Cordeiro; a secretária de Educação, Rejane Batista; a secretária de Trabalho e Desenvolvimento, Vanessa Nyla; o secretário de Ambiente e Controle Urbano, Gurgel Neto; a secretária-adjunta da STDS, Samara Cordeiro; e o secretário-adjunto da Educação, Valdgledson.

Os alunos dos Centros Educacionais Infantis Isaurinha Diógenes, do Capistrano de Abreu e da Escola Municipal Francisca Gomes Fernandes Vieira, localizados na sede do município, participaram de uma caminhada e de atividades recreativas. Já os alunos da Escola Municipal Maria da Penha de Abreu Machado, na localidade de Columinjuba, participaram de um pique-nique com atividades recreativas ao ar livre.

Programação

As 51 escolas da sede e dos distritos de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino vão desenvolver, até o dia 11 de setembro, caminhadas, contação de história, ações de saúde e alimentação, exposição, brincadeiras com bonecos, desfiles dos bebês, construção de mural com fotos das crianças, aulas de dança e cineminha.

Ao longo da Semana do Bebê também serão realizadas ações com as comunidades com rodas de conversa entre grávidas, exibição de documentários para os pais, confecção de tapetes com fuxicos e brinquedos recicláveis, palestra sobre saúde bucal, higiene do bebê e alimentação saudável. Além disso, serão realizadas orientações com o Conselho Tutelar para familiares e responsáveis pelas crianças.

O Núcleo de Educação Infantil da Secretaria de Educação de Maranguape vai realizar o Baú da Fantasia, o Cantinho da Literatura e oficina com pintura de rosto durante o Projeto Ocupação, que será realizado no próximo domingo, dia 8 de outubro, na Praça Capistrano de Abreu.

Nos Cras, de 4 a 11, acontecem palestras, oficinas de música, recreações, entre outros. No domingo (8), a Feira de Agricultura de Maranguape (Agromap) desenvolve uma programação especial para as crianças.

Cidade da Criança

O encerramento da Semana do Bebê, no dia 11 de outubro, será repleto de atividades recreativas, brincadeiras e apresentações artísticas com a Cidade da Criança. Todas as Secretarias Municipais terão um stand para oferecer serviços no local. O espaço da Cidade da Criança será montado no Jardim do Paço Municipal da Prefeitura de Maranguape, a partir das 17h.