Em solenidade no Centro de Referência da Assistência Social  do Novo Maranguape, o prefeito João Paulo Xerez entregou, na manhã desta quarta-feira (15), as primeiras carteiras feitas em 2017 que asseguram o passe livre aos idosos (Art. 230 CF) e pessoas com deficiência (PCD) no transporte coletivo. Para adequar a lei municipal vigente ao Estatuto do Idoso, João Paulo anunciou que enviará um projeto de lei para a Câmara Municipal para reduzir de 65 para 60 anos a idade de acesso ao passe livre municipal.

Na ocasião, o prefeito lamentou as dificuldades ainda encontradas para promoção da inclusão social e afirmou que a gestão continuará investindo e defendendo ações para contemplar esta área. Ele também acrescentou a defesa de um tratamento respeitoso e humanizado em todos os serviços prestados pela gestão.

“O meu objetivo é ver a população ser bem atendida e respeitada. O diferencial da nossa administração é o respeito, o carinho e a atenção que tenho a qualquer pessoa e eu vou cobrar que todos os serviços sejam dignos a todos”, enfatizou.

João Paulo lamentou a precária estrutura física do CRAS do Novo Maranguape e ressaltou que a gestão retomou a obra que estava parada para abrigar o equipamento em um novo prédio. “O CRAS ainda não está com cara de CRAS, mas já iniciaram as obras novamente. Logo vamos ter um espaço mais adequado com um atendimento mais confortável e de qualidade”, salientou.

Solicitação do passe livre

O serviço desenvolvido pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) é continuado e ocorre durante todo o ano. Para solicitar o passe livre do idoso municipal e interestadual, de pessoas com deficiência e de acompanhantes de pessoas com deficiência, é preciso se deslocar a um dos cinco CRAS  de Maranguape localizados no Novo Maranguape, Parque Iracema, Sapupara, Amanarí e Itapebussu.

O solicitante deve apresentar a Identidade, o CPF, comprovante de residência, o número da inscrição no Cadastro Único e uma foto. Para ter direito a gratuidade no transporte municipal, hoje, o idoso deve ter 65 anos. Já para o transporte intermunicipal, a idade fixada é de 60 anos.