O prefeito de Maranguape, João Paulo Xerez, apresentou, na noite desta segunda-feira (10), ações desenvolvidas nas mais diversas áreas em 100 dias de governo e apontou detalhes de como recebeu a Prefeitura em janeiro. A gestão 2017-2020 herdou uma dívida pública de mais de R$ 21 milhões. Deste total, 25,85% já foi pago.

Na apresentação, o chefe do Executivo destacou o empenho da gestão para atender as necessidades dos maranguapenses, apesar das dificuldades financeiras e das mazelas estruturais herdadas. “Essa prestação de contas é para cada um de vocês saberem como recebemos e como a Prefeitura está caminhando. O primeiro papel que recebi quando sentei na cadeira do Paço, foi um aviso de corte da energia de luz. Logo corremos para resolver isso”, ressaltou.

João Paulo apontou que entre as dívidas deixadas está a folha de pagamento dos servidores no valor de mais de R$ 3 milhões. E salientou que, nesta terça-feira (11), será pago a última parcela do folha de pagamento dos servidores de dezembro de 2016 em atraso.

O prefeito destacou também que, no primeiro dia de 2017, a Prefeitura recolheu 32 toneladas de lixo hospitalar do Hospital Gonzaguinha, que estava sem coleta desde agosto do ano passado. Também na área da Saúde, foi zerada a fila de espera de ultrassonografia obstetrícia com a realização de um mutirão para atender 225 gestantes na fila desde 2016.

A Policlínica de Maranguape agora funciona com 17 especialidades médicas e com 20 médicos. A gestão recebeu o equipamento com cinco especialidades e seis médicos. Além disso, em todas as Unidades Básicas de Saúde, em razão do aumento da mortalidade infantil nos últimos anos, foi colocada uma pediatra para acompanhar crianças menores de 1 ano.

Na Educação, foi implantado o programa Ronda Escolar com ronda preventiva e ostensiva voltada para a comunidade escolar pela Polícia Militar e Guarda Municipal. Mais de 13 mil livros foram distribuídos para alunos do ensino fundamental e aproximadamente 15 mil alunos das escolas municipais estão recebendo merenda de qualidade.

Na apresentação, João Paulo também relatou o curso de capacitação que as merendeiras escolares, auxiliares e lactaristas estão recebendo para oferecer uma merenda de mais qualidade. Foram contratados 62 veículos para o transporte escolar e 400 estudantes do município estão sendo beneficiados com os seis ônibus universitários.

Para amenizar a crise no abastecimento de água nos distritos Amanarí e no São João do Amanarí, foi implantado poços profundos via Dnocs. Em três meses de gestão, a gestão realizou 567 horas de gradeamento do solo, o dobro do serviço feito em 2016. Também foi implantado o programa “Farmácia em Casa” para distribuição de mudas de plantas medicinais.

A Prefeitura de Maranguape também já garantiu, em parceria com o Governo do Estado, a instalação da primeira Areninha, da praça Mais Infância, a manutenção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), obras de pavimentação asfáltico e de calçamento, o esquadrão do Raio e mais duas viaturas para batalhão da Polícia Militar.

O prefeito João Paulo Xerez encerrou a apresentação destacando que a Prefeitura de Maranguape é feita por servidores valorizados e com serviços de qualidade.  “É apenas o começo de muitas conquistas que a gestão irá promover para o município de Maranguape. Um cidade digna é uma cidade que tem um servidor que oferece um atendimento de qualidade e humanizado. Maranguape já é uma cidade de todos”, finalizou.