Seguindo a iniciativa iniciada em 2017, o O Pré-Carnaval de 2018 em Maranguape foi marcado pela folia e animação do bloco alternativo e gratuito, o Bloco do Povão, puxado pelo cantor Ivo Brown e Banda Xéloko em seu primeiro dia, na quinta-feira (1º). Acompanhando o percurso do bloco, que desceu da Rua Major Augustinho e finalizou na Praça Capistrano de Abreu, o prefeito João Paulo Xerez salientou a consolidação da iniciativa com um público cada vez maior.

> Veja imagens do Bloco do Povão

O Bloco do Povão foi realizado a partir de um convênio celebrado entre a Prefeitura de Maranguape e os blocos Fantástico e Arroxo. A Prefeitura ficou responsável pela organização institucional, que se refere aos serviços de emergência e de interesse público, e os dois blocos responsáveis pelo patrocínio financeiro.

Na sexta-feira e no sábado, os blocos Arroxo, Fantástico, Kids Folia e Papangus, todos oriundos da iniciativa privada, fizeram a animação dos foliões. Estavam entre as atrações o Aviões Elétrico, Leo Santana, Durval Lelis e Chicana.