Nesta sexta-feira, às 18h30, o município de Maranguape vai sediar a aula inaugural da Universidade Aberta do Brasil (UAB) para marcar um novo ano acadêmico. O evento terá a presença do governador Camilo Santana, do prefeito João Paulo Xerez, e do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda.

A aula inaugural será transmitida para todas as unidades do Estado por meio de webconferência.

De acordo com a coordenadora do polo da Universidade Aberta do Brasil em Maranguape, Juliana Campos Lage, o polo no município oferece um total de 17 cursos na modalidade de ensino a distância, sendo sete cursos de graduação e licenciatura e 10 cursos de especialização para gestores e professores. Maranguape conta este ano com 620 vagas.

Também vão participar do evento, os reitores da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Henry de Holanda Campos; da Universidade Estadual do Ceará (UECE), José Jackson Coelho Sampaio; da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Tomáz Aroldo da Mota Santos; e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), Virgílio Augusto Sales Araripe, além dos professores Mauro Pequeno da UFC e Fábio Castelo da UECE.

UAB

A Universidade Aberta do Brasil é um programa do Ministério da Educação com universidades públicas federais e estaduais em parceria com estados e municípios. A instituição visa formar professores e outros profissionais de Educação com formação universitária de ensino a distância.

O Estado do Ceará conta com um total de 36 polos da Universidade Aberta do Brasil, sendo a sede de Maranguape localizada na Escola Municipal Estado Rio Grande do Norte, na Rua Walter Lopes, 149, no bairro Guabiraba. Os cursos dos polos UAB são ministrados pela UFC, Uece, IFCE ou pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).