Em evento no Centro de Eventos em Fortaleza, o município de Maranguape, representado pelo prefeito João Paulo Xerez, recebeu do governador Camilo Santana o Selo Bronze de qualidade 2018 do Governo do Estado pelo trabalho desenvolvido na Unidade Básica de Saúde da Guabiraba, Guiomar Pessoa Câmara. A premiaçao foi destinada aos equipamentos de saúde que garantem a segurança do usuário e da equipe da Atenção Primária à Saúde.

Na ocasião, o prefeito João Paulo Xerez parabenizou todos os profissionais da equipe de saúde da família pela dedicação e conclamou a todos para expandir o selo para outras unidades de saúde de Maranguape. “Apesar de todos os desafios enfrentados na saúde pública, a premiação mostra que o nosso trabalho para o fortalecimento da Atenção Primária tem avançado, ainda temos muito a conquistar e trabalhamos todos os dias para garantir um serviço mais eficaz”.

Na fiscalização do Estado, Maranguape atingiu uma aprovação de 84% em sua estrutura da UBS Guiomar Pessoa Câmara. O município conquistou a premiação por expor o processo de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde desencadeado, o que possibilitou o reconhecimento social perante o Estado.

QualificaAPSUS

O QualificaAPSUS foi lançado pela Secretaria da Saúde do Ceará como uma estratégia de reorganização do modelo de atenção, a partir da reestruturação da Atenção Primária nos municípios e, consequentemente, implantação e implementação das Redes de Atenção. Uma das estratégias é o estabelecimento de padrões de qualidade comuns para a Atenção Primária por meio da certificação das equipes com selos de qualidade.

Na primeira etapa, será atribuído o Selo Bronze, que tem como foco a garantia da segurança do usuário e da equipe. Nas etapas subsequentes, serão atribuídos os Selos Prata e Ouro, relacionados ao gerenciamento dos processos e os resultados para a comunidade.