Ressaltando o trabalho desenvolvido para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde em Maranguape, a Unidade Básica de Saúde Guiomar Pessoa Câmara, no bairro Guabiraba, recebeu o Selo Bronze de Qualidade 2018, do QualicaAPSUS Ceará da Secretaria da Saúde do Estado, que aponta o foco do município para a garantia da segurança do usuário e da equipe.

Na fiscalização do Estado, Maranguape atingiu uma aprovação de 84% em sua estrutura da UBS Guiomar Pessoa Câmara. O município conquistou a premiação por expor o processo de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde desencadeado, o que possibilitou o reconhecimento social perante o Estado.

De acordo com a Coordenadoria de Atenção Básica de Maranguape, agora o objetivo é expandir o Selo para outras unidades e garantir ainda mais o avanço da UBS Guiomar Pessoa Câmara. “É uma reorganização do processo de trabalho da Atenção Básica e o objetivo é a melhoria da qualidade na assistência”, afirma a coordenadora Daniele Gondim.

O prefeito João Paulo Xerez e o secretário de Saúde, Raimundo Nonato, participaram da premiação.

QualificaAPSUS

O QualificaAPSUS foi lançado pela Secretaria da Saúde do Ceará como uma estratégia de reorganização do modelo de atenção, a partir da reestruturação da Atenção Primária nos municípios e, consequentemente, implantação e implementação das Redes de Atenção. Uma das estratégias é o estabelecimento de padrões de qualidade comuns para a Atenção Primária por meio da certificação das equipes com selos de qualidade.

Na primeira etapa, será atribuído o Selo Bronze, que tem como foco a garantia da segurança do usuário e da equipe. Nas etapas subsequentes, serão atribuídos os Selos Prata e Ouro, relacionados ao gerenciamento dos processos e os resultados para a comunidade.