O trabalho de prevenção ao uso de álcool e outras drogas em Maranguape ganhou mais um reforço. Esta semana, o município foi um dos 50 contemplados pelo Governo do Estado com o Projeto Prevenção em Família, que irá capacitar os técnicos de Maranguape para alcançar as famílias maranguapenses com uma abordagem adequada para discutir sobre a prevenção ao uso de drogas de crianças e adolescentes.

Na última quarta-feira, o prefeito João Paulo Xerez assinou o termo de cooperação ao lado da primeira-dama do Estado, Onelia Santana, e Will Almeida, secretário de Políticas sobre Drogas do Estado.

Projeto Prevenção em Família

O Projeto Prevenção em Família estabelece que profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social indicados pelos municípios serão qualificados para realizar, junto às famílias atendidas pelo Programa Mais Infância Ceará, oficinas voltadas ao desenvolvimento infanto juvenil.

As atividades também focarão no fortalecimento dos vínculos familiares, com ênfase na prevenção ao uso de álcool e outras drogas; no destaque as habilidades de vida e difusão de hábitos saudáveis. Atividades lúdicas serão utilizadas como suporte, sendo direcionadas às situações comuns do cotidiano familiar.

A ação preventiva trabalhará com famílias em situação de vulnerabilidade social já contempladas com o Programa Mais Infância Ceará e cujas famílias possuem crianças na faixa etária de zero a cinco anos e 11 meses. A primeira edição do Projeto Prevenção em Família deverá alcançar cerca de 10 mil famílias no Ceará.

A capacitação de profissionais dos municípios será feita pelo Governo do Estado, com a realização de encontros pelas macrorregiões estaduais. Serão, pelo menos, seis formações, contemplando os 56 municípios selecionados.

O início do trabalho junto às famílias será a etapa posterior, em forma de 10 encontros, sendo sete regulares e três de acompanhamento, com duração de uma hora cada um. A SPD também realizará o acompanhamento das atividades junto às famílias e a avaliação dos resultados alcançados.

Deixe uma resposta