O município de Maranguape comemorou, na última sexta-feira, os 20 anos de criação da Guarda Municipal, criada através da Lei Municipal nº 1402 de 08 de junho de 1998. A instituição foi criada com a finalidade principal de fazer a segurança e a defesa do Patrimônio Público Municipal, realizar atividades de trânsito, ações na defesa da integridade da população em conjunto com os órgãos de segurança pública do estado.

A Guarda Municipal de Maranguape possui atualmente um efetivo de 65 servidores municipais concursados, onde 15 foram nomeados e capacitados pela atual gestão. Na ocasião, o prefeito João Paulo Xerez destacou a importância do trabalho exercido pelos agentes e entregou um novo fardamento para a corporação.

As equipes se revezam 24 horas em serviços de ações de controle, ordenamento e fiscalização do trânsito em vias públicas, campanhas e Blitz educativas, blitz ostensivas em parceria com a Polícia Militar, Ronda Escolar, rondas e PB´s em prédios e logradouros públicos, objetivando uma maior segurança aos munícipes, apoio a segurança no Fórum de Maranguape, Promotoria de Justiça, Cartório Eleitoral, Hospital Municipal, UPA e Paço Municipal, apoio a Defesa Civil de Maranguape e apoio em todas as atividades públicas programadas e realizadas pelo Governo Municipal

Além disso, em 08 de agosto de 2014, através da Lei Federal nº 13.022, as Guardas Municipais passaram a ser reconhecidas como integrantes das Forças de Segurança Pública e ter atribuições de fiscalização de trânsito, atividade que já era desenvolvida pela Guarda Municipal de Maranguape, desde a municipalização do trânsito de nossa cidade no ano de 2002.

Este ano, o prefeito realizou a 3ª Promoção de Guardas Municipais de Maranguape das divisas aos recém promovidos a Guarda de Primeira Classe Níveis II e III.