O Parque Ecológico Renato Braga, o Horto Florestal, recebeu, na última sexta-feira (25), a visita de 120 estudantes de escolas públicas do município de Maranguape, que tiveram a oportunidade de aprender sobre os cuidados necessários com o meio ambiente e sobre a mata nativa do local.

Na ocasião, os técnicos do Núcleo do Ambiente e do Núcleo do Paisagismo da Secretaria do Ambiente e Controle Urbano e os alunos da instituição Senac apresentaram mudas locais e o modo correto da plantação de cada uma. Entre os ensinamentos, a utilização de pneus para formação de canteiros e a utilização de resíduos sólido (recicláveis).

O Horto recebeu a visita de alunos das escolas municipais Manoel Rodrigues, Maria de Paula Colares, Mário Valentim e Clóvis Monteiro.

No Horto Florestal, os visitantes conhecem a vegetação nativa e aprendem sobre plantas medicinais, preservação das árvores e o reflorestamento. A vegetação mais comum do Horto são: Pau-Brasil, Pau Branco, Mini lacre, Mandacaru, Catingueiro, Angico, Flamboyant, Palmeira Imperial, Pingo de Ouro e Espada de São Jorge.

Desde a abertura do Horto Florestal, de janeiro a setembro, já foram promovidas 21 atividades no local, sendo 17 visitas guiadas e 4 eventos evangélicos, inclusive casamentos. A visita guiada  é promovida por técnicos da Secretaria do Ambiente e Controle Urbano.

Visitação

Para agendar visitação, é preciso levar um ofício de solicitação à sede da Secretaria do Ambiente e Controle Urbano, que fica na avenida Dr. Estênio Gomes, s/n, no bairro Parque Iracema, de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h

O Horto Florestal de Maranguape faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Aratanha.

Deixe uma resposta