O novo mutirão de cirurgias oftalmológicas no Hospital Municipal Argeu Braga Herbster de Maranguape realizou, nos últimos dias 16 e 17, mais de 109 procedimentos de catarata e de pterígio. De 2017 até o momento, já foram executadas um total 340 cirurgias oftalmológicas de catarata e 34 de pterígio.

Em 2017, 165 cirurgias de catarata e 12 pterígio foram realizadas. Já em 2018, até este mês de junho, o número já supera o ano passado, com 175 cirurgias de catarata executadas e 22 de pterígio.  Já neste fim de semana, o Hospital registrou o atendimento de 54 pacientes no sábado e 55 no domingo.

O prefeito de Maranguape, João Paulo Xerez, e a primeira-dama, Thaís Castro Xerez, acompanharam os atendimentos no último fim de semana. João Paulo comemorou o número de atendimentos realizados em pouco mais de um ano e meio. “Estamos trabalhando para garantir um atendimento de qualidade na área da saúde”, apontou.

Para agendar o procedimento, os maranguapenses devem procurar a Secretaria de Saúde com a Carteira de Identidade, Comprovante de Endereço e Cartão do Sistema Único de Saúde. Esses pacientes foram encaminhados do Posto de Saúde ou da Policlínica de Maranguape e passaram por uma triagem.

Catarata

A doença tem como causa principal o envelhecimento natural do cristalino ao longo da vida. Acontecendo com mais frequência nos idosos, mas existe também a catarata congênita, na qual o bebê já nasce com a doença. O sintoma mais comum é a perda visual progressiva tanto para perto quanto para longe.