O setor de engenharia de trânsito do Nutrans/Guarda Municipal de Maranguape tem implementado nas ruas do município ações com a finalidade de fornecer mais informações que permitam aos usuários da via e dos espaços públicos a adoção de comportamentos adequados, de modo a aumentar a segurança e a fluidez do trânsito.

Além das vias, as praças também estão sendo atendidas com medidas de acessibilidade bem como a proibição do trânsito de bicicleta sobre o passeio. Até o momento, foram contempladas Rua Major Napoleão Lima com parada de ônibus, a Rua José Mota com quatro paradas de ônibus/transporte alternativo e a Praça Capistrano de Abreu com placas proibindo o trânsito de bicicleta e sinalização para deficiente físico.

A iniciativa educativa continuará sendo implementada pela Guarda Municipal nas vias e espaços públicos de Maranguape.