Uma inspiração para outras cidades cearenses por ser modelo de funcionamento de equipamento público e espaço físico,  o Centro de Referência da Mulher (CRM) de Maranguape recebeu a visita da prefeita de Sobral em exercício, Cristiane Coelho, e da gerente do CRM Sobral, Ana Ivna, que será inaugurado naquele município nesta terça-feira (13).

A dupla esteve acompanhada de. Camila Silveira, Coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher do Ceará, que reforçou que o papel dos CRMs é “proteger, acolher e cuidar da mulher vítima de violência e que é importante compartilhar esse tipo de experiência”, referindo-se ao compromisso de Maranguape.

A equipe da Secretaria da Mulher Cidadania e Direitos Humanos de Pacatuba também já esteve no local para conhecer o equipamento, ocasião em que estavam em fase de implantação do CRM daquele município.

Na ocasião, Maranguape apresentou para as visitantes todas as dependências do equipamento, que conta com uma equipe técnica formada por uma advogada, uma assistente social, uma psicóloga e uma pedagoga. Ainda, com uma guarda civil, uma recepcionista e uma auxiliar de serviços gerais. E também contaram sobre o modelo de atendimento, acolhimento e orientações às mulheres em situação de violência quando buscam ajuda.

Entre as ações, a realização do CRM Chegando Juntas, projeto executado nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da Sapupara, do Amanarí e Itapebussu que também oportuniza às mulheres moradoras da zona rural o acesso à informação sobre os tipos de violência contra a mulher conforme a Lei Maria da Penha e como acessar os serviços do CRM.

O espaço foi apresentado pela coordenadora do CRM de Maranguape, Maria Tereza Machado; a secretária adjunta do Trabalho e Desenvolvimento Social, Samara Bezerra Cordeiro; a Coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher, Valdiana Nascimento; e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Dadynha Saturnino.

O CRM está localizado na Rua Emanuel Abreu Costa, S/N, Outra Banda.