Um total de 15 estudantes da rede municipal de Maranguape, ligados ao Projeto Eu Sou Cidadão – Amigos da Leitura, participaram, na última quarta-feira (20), do XI Congresso dos Amigos da Leitura realizado na Bienal Internacional do Livro, em Fortaleza. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Maranguape e a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) voltado para o desenvolvimento da leitura de crianças e adolescentes.

Na ocasião, os estudantes de Maranguape participaram de atividades voltadas à leitura, contação de histórias, shows e visitação aos stands da feira. Além disso, eles socializaram com outros estudantes de mais 42 municípios associados à Aprece pelo projeto Amigos da Leitura. O grupo também recebeu o livro “De esfulepante a felicitaste : Uma questão de Gentileza” das mãos da autora Ana Marcia Diógenes.

O Amigos da Leitura tem o propósito de desenvolver a leitura com jovens, adultos, crianças e idosos. Além da leitura, o projeto proporciona, debate, discute e aplica ações e momentos com as temáticas apresentadas nos livros com direcionamentos sociais aos jovens, como: drogas, abuso sexual, cultura popular, entre outros. Em Maranguape, a ação  é articulada por um grupo de 15 jovens do município, chamados de Amigos da Leitura.