As escolas da rede municipal intensificaram, no último mês, o desenvolvimento de ações educativas, como caminhadas, palestras e atividades em sala de aula com os alunos e familiares, para fortalecer o combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.

Estas ações, desenvolvidas pela Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação, fazem parte do Plano Operacional da Prefeitura de Maranguape, “Maranguape Contra Aedes – Fora Dengue, Zika e Chikungunya”.

Além dessa iniciativa educativa, o plano operacional desenvolve medidas intersetoriais preventivas e imediatas com todas as pastas da Prefeitura para fortalecer o combate ao mosquito na cidade. A Prefeitura também intensificou as ações de combate ao mosquito por 21 dias. O fumacê está sendo recebido por um total de 27 localidades.

Ação educativa

Nesta quarta-feira (17), os alunos da escola José de Sousa Albuquerque, localizada no distrito de Lagoa do Juvenal, participaram de uma caminhada pela comunidade com o objetivo de alertar os moradores locais sobre os cuidados em casa para prevenir a Dengue, Zika e Chikungunya. Além disso, a escola promoveu palestra educativa para os pais sobre a temática.

Alunos participam de caminhada para alertar sobre os cuidados contra o Aedes aegypti

Os estudantes das escolas Nilo Campelo, no bairro Novo Parque Iracema, da Miguel Vieira da Rocha, na localidade Boa Vista dos Vieiras, que fica no Distrito Lages e os alunos da escola José Simão, que fica na localidade de Vila Nova, no distrito de Ladeira Grande, caminharam pelas ruas das comunidades com cartazes, faixas e fantasiadas de mosquito Aedes aegypti para chamar atenção da população sobre os riscos das doenças e sobre as formas de prevenção.

Alunos desenvolvem cartazes de conscientização para combate ao mosquito

Plano Operacional

As ações fazem parte do Plano Operacional da Prefeitura de Maranguape, “Maranguape Contra Aedes – Fora Dengue, Zika e Chikungunya”, apresentado no dia 26 de abril, pela Secretaria de Saúde, mas que envolve diversas ações intersetoriais, abrangendo todos os órgãos municipais.

Cuidados importantes:

1 – Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
2 – Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
3 – Não jogue lixo em terrenos baldios.
4 – Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha-as sempre com a boca para baixo.
5 – Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje e calhas entupidas.