A Escola Municipal José de Moura, no distrito de Cachoeira ficou entre as 10 melhores Escolas Nacionais e Internacionais que desenvolvem na Educação Infantil ações que protagonizam os estudantes, valorizam a formação integral e se aproximam da comunidade para desenvolver um melhor ensino.

A Escola foi pauta de destaque na reportagem do Portal Porvir, que é um dos principais sites brasileiros sobre inovações em Educação.

Saiba mais no site: http://porvir.org/escola-usa-espacos-da-comunidade-como-extensao-da-sala-de-aula/

Os estudantes utilizam a comunidade como uma extensão da sala de aula e participam de passeatas pelas ruas, aprendem com os relatos de vizinhos e exploram o Ecomuseu da Cidade, que promove a Educação patrimonial e o fortalecimento da identidade local.

A Escola se aproxima da comunidade na organização de festas tradicionais e envolve as famílias em atividades rotineiras da escola. Nas turmas de educação infantil, todos os dias uma criança leva a “Mala Viajante”, que contém vogais, formas geométricas e brincadeiras para serem trabalhadas em casa.

A Escola Municipal José de Moura trabalha com uma concepção de currículo vivo, que transforma tudo em um ambiente de aprendizagem. As crianças participam da aprendizagem e são protagonistas das atividades.