A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), por meio Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) vem desenvolvendo ações diariamente, conforme as orientações técnicas da Política Nacional e Municipal de Assistência Social.

O CREAS desenvolve o Serviço Especializado de Abordagem Social e desde 2017, já atendeu 6 mil pessoas.
No momento, estão em acompanhamento pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializados a Famílias e indivíduos (PAEFI) 21 pessoas que se encontram no município, mas estão em situação transitória.

O trabalho do CREAS é essencial e consiste na:
– acolhida, escuta, estudo social, diagnóstico socioeconômico, informação, comunicação e defesa de direitos;
-Orientação e suporte para acesso à documentação pessoal,orientação e encaminhamento para a rede de serviços locais;
– Articulação da rede de serviços socioassistenciais, articulação com outros serviços de políticas públicas setoriais, articulação interinstitucional, bem como os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos;
-Mobilização da família extensa ou ampliada, mobilização e fortalecimento do. convívio e de redes sociais de apoio, mobilização para o exercício da cidadania;
-Articulação com órgãos de capacitação e preparação para o trabalho;
– Estímulo ao convívio familiar, grupal e social;
– Elaboração de relatórios e prontuários.

Essas ações contribuem para a construção de novos projetos e na trajetórias de vida das pessoas, respeitando suas escolhas e suas especificidades, além de promover a reintegração familiar e comunitária.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) fica na rua Coronel Manoel Paula, 472, Centro e funciona de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 12h / 13h às 16h30.
Telefone: (85) 3341.2764

Deixe uma resposta