O primeiro dia do Pré-Carnaval de 2017 em Maranguape foi marcado pela folia e animação do bloco alternativo e gratuito, o Bloco do Povão. O trio elétrico foi puxado, na quinta-feira (17), por Thiaguinho e banda Terceiro Pecado.

Este ano, a Prefeitura, por meio da Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura (Fitec), firmou uma parceria e garantiu, pela primeira vez, uma folia gratuita na quinta-feira. Até o ano passado, o Pré-Carnaval acontecia na sexta-feira e no sábado com a participação dos blocos oriundos da iniciativa privada, nos quais os foliões precisam pagar pelo abadá.

> Veja imagens do Bloco do Povão

Acompanhando todo o percurso do bloco, que desceu da Rua Major Augustinho e finalizou na Praça Capistrano de Abreu, o prefeito João Paulo Xerez salientou que a iniciativa permanecerá no calendário oficial do evento e deve ser aprimorada nos próximos anos.

O bloco alternativo e gratuito, o Bloco do Povão, foi realizado a partir de um convênio celebrado entre a Prefeitura de Maranguape e os blocos Fantástico e Arroxo. A Prefeitura ficou responsável pela organização institucional, que se refere aos serviços de emergência e de interesse público, e os dois blocos responsáveis pelo patrocínio financeiro.

Na quinta-feira (17), antes do Bloco do Povão, também houve o retorno do Barão de Teffé, bloco pioneiro do Pré-Carnaval de Maranguape.

Pré-Carnaval

O Pré-Carnaval de 2017 acontece, entre os dias 16 a 18 de fevereiro, com realização exclusiva da iniciativa privada, tendo o apoio institucional da Prefeitura para serviços de emergência e de interesse público, que incluem a presença de bombeiros civis, ambulância, médico de plantão, ordenação do trânsito, controle ambiental e limpeza.

Além da quinta-feira agora no calendário oficial do Pré-Carnaval de Maranguape, nesta sexta-feira e neste sábado, desfilam os blocos Arroxo, Fantástico, Uz Polêmicos, Kids Folia e Papangus, blocos oriundos da iniciativa privada. Nestes blocos, estão entre as atrações Avinni Viny, É o Tchan, Gabriel Diniz, Xexeu, Matheus Fernandes, entre outros.

Veja a ordem dos desfiles dos blocos

Dia 16/08 (quinta) : Bloco do Povão/Barão de Teffé

Dia 17/02 (sexta):