Para contribuir com a aprendizagem dos alunos maranguapenses, será realizado, nos dias 21 e 28 de outubro e 4 e 11 de novembro, o projeto Conexão SPAECE com aulões aos sábados de Língua Portuguesa e Matemática para cerca de 1.186 alunos do 9º ano da Rede Municipal de Ensino de Maranguape. As aulas serão desenvolvidas em 19 pólos do município.

As aulas do Conexão SPAECE aos sábados estão sendo implantadas pela primeira vez no município. Os alunos irão receber lanche, almoço e transporte, caso necessitem.

As avaliações do SPAECE irão acontecer nos dias 28, 29 e 30 de novembro. A iniciativa é um instrumento de preparação para a avaliação externa do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). O conjunto de informações coletadas pelo SPAECE permite diagnosticar a qualidade da educação pública em todo o estado do Ceará.

SPAECE

O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) é uma avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental nas turmas do 2º, 5º e 9º ano e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática.

As escolas municipais já estão preparadas para as avaliações e reforçando a participação dos alunos. O Centro Educacional Deputado Manoel Rodrigues, localizado na sede do município, explicou aos alunos a importância da preparação para as avaliações do SPAECE.

O diretor escolar, Jairo Barros, e a coordenadora pedagógica, Magda Ferreira, da Escola Zilda de Barros Medeiros, no distrito de Lages, reuniram os pais e os alunos do 5º ano para orientá-los sobre a avaliação e a importância da participação dos alunos. Uma sala exclusiva para reforço escolar em Língua Portuguesa e Matemática foi implantada na escola.