Em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado na última terça-feira (20), a Prefeitura de Maranguape, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Secretaria de Educação realizaram atividades sobre a importância do diálogo e o respeito cultural para a convivência harmônica com a diversidade.

Os profissionais dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), dos Centros de Referência de Assistência Social  (CRAS), do Programa Saúde na Escola, do Programa Criança Feliz e os alunos do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) também participaram das atividades.

Dentre as ações desenvolvidas estão: panfletagem, rodas de conversa nos CRAS e nas Escolas Municipais, contação de história através dos livros “Menina do laço de fita” e “Bonequinha Preta”, focando ações que fortalecem a cooperação, respeito, a solidariedade, a formação de opiniões, atitudes e valores que contribuem para formação de cidadãos críticos, éticos voltados para a consciência étnico-racial e no combate ao bulying racial nos diversos espaços da escola.

Também foram realizadas apresentações de peças teatrais, musicais e de trabalhos do Projeto Africanidade nas Escolas Municipais. Os alunos também participaram de rodas de capoeira e conheceram jogos da cultura africana.