Alunos do 6º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino, irão realizar a prova da 1ª fase da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
A iniciativa visa estimular o estudo da Matemática e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica de Maranguape.
A Olimpíada tem também o intuito de identificar jovens talentos, incentivando-os nos estudos em áreas científicas e tecnológicas e o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional.

Em 2018, Eric Paulo Matos, aluno da Escola Municipal Manoel Cordeiro, em Umarizeiras, foi o único estudante das Escolas Municipais da Região Metropolitana de Fortaleza, a receber medalha na 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O aluno maranguapense recebeu medalha pelo segundo ano consecutivo.