Em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará, a Guarda Municipal de Maranguape tem proporcionado cursos de formação para capacitação e curso de atualização aos novos e veteranos guardas municipais que atuam na área de trânsito. Os agentes têm recebido instruções sore o Código de Trânsito, desde a legislação com aulas teóricas e prática com a realização de blitz.

Este ano, foram contemplados 24 guardas municipais divididos em três turmas, sendo duas turmas para o curso de formação com a participação de 17 agentes e uma outra para o curso de atualização com sete agentes participantes. Este curso de atualização é destinado para atualizar os agentes que foram formados há algum tempo.

A meta do diretor da Guarda Municipal de Maranguape, Antônio Fabrico da Costa Rodrigues, é capacitar todo o efetivo para melhor atender a população.

A Guarda Municipal de Maranguape conta hoje com um efetivo de 65 agentes.

A Guarda Municipal atende a população pelos telefones 33699.177, 3369.9215 e 3341.5118.