Um total de 134 agricultores maranguapenses participam da distribuição de alimentos pelo Programa Aquisição de Alimentos (PAA), do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), que tem a finalidade de fortalecer a agricultura familiar, comercializando o que é produzido pelos agricultores, e garantindo a entidades socioassistenciais o acesso a uma alimentação adequada e saudável.
Em Maranguape, são produzidos feijão, fava, abóbora, quiabo, maxixe, cheiro verde, tomate, pimentao, pimenta de cheiro, ovos, carne, queijo, batatadoce, macaxeira, manga, mamão, banana, laranja, acerola, abacaxi, melancia, melão, goiaba, polpa de frutas entre outros itens.
Os fornecedores dos alimentos são agricultores familiares da região de Alto da Vassoura, Amanari, Antonio Marques, Boa vista dos Vieira, Bragantino, Cachoeira, Cacimbão, Columinjuba, Forquilha, Itapebuçu, Jardim Penedo, Jubaia, Ladeira Grande, Lages, Manoel Guedes, Papara, Papoco, Penedo, Sapupara, Tijuca, Trapiá e Umarizeiras, entre outras localidades.
O Sr. Antonio Vieira (foto), da localidade de Boa Vista dos Vieiras, faz questão de compartilhar a sua experiência. “Antes do PAA não tinha nada. Agora, já melhorou muito, me sinto feliz em fornecer a minha mercadoria para o PAA porque parte da produção (orgânica, da terra) já está garantida e em um preço melhor. Minha mercadoria é de qualidade e sei que vai atender pessoas de instituições e hospitais”, disse.
Beneficiários 
Já os beneficiários com os produtos do PAA são os indivíduos em situação de insegurança alimentar e nutricional atendidos pela rede socioassistencial do município (APAE, Instituto dos Pobres, O Pequeno Nazareno, Eunice Weaver, CRAS, CREAS, Hospital entre outras entidades).
“Por ser um município com extensa área de zona rural, o PAA é uma ação estratégica que garante renda a agricultores do campo, fomenta a atividade agrícola na zona rural, incentiva a prática do empreendedorismo para agricultores e hoje já participam de outros meios de comercialização, como feiras e o Programa Nacional de Alimentação Escolar”, destaca Márcio Mesquita, Coordenador de Segurança Alimentar de Maranguape.
A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) executa o programa, por meio da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (CSAN), em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pesca e Recursos Hídricos de Maranguape (SEAGRI).
O PAA é executado na modalidade de compra de mais de 45 gêneros alimentícios produzidos por cerca de 134 agricultores maranguapenses aprovados por meio de chamada pública para fornecer diariamente os produtos da agricultura familiar. Até abril de 2018, está garantida a compra de 605 mil reais em produtos, conforme portaria ministerial.
Mais informações sobre o PAA
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social localizada na Rua Cap. Jeová Collares, 101, Outra Banda (ao lado da Caixa Econômica) ou na Secretaria de Agricultura, Pesca e Recursos Hídricos de Maranguape (SEAGRI), localizada na Rua José Augusto da Silva, S/Nº, Coité.

Deixe uma resposta