O 5° Mutirão de Cirurgias Oftalmológicas no Hospital Municipal Argeu Braga Herbster de Maranguape realizou nos dias 27 e 28 de abril, mais de 130 cirurgias de Catarata e Pterígio. A ação ocorre desde 2017 e já realizou 714 cirurgias de Catarata e Pterígio.
Após o procedimento cirúrgico, todos os pacientes foram recebidos por uma profissional de enfermagem, que fez as orientações do pós-operatório e realizou a entrega do colírio que é utilizado até o dia da revisão da cirurgia.

Para agendar o procedimento os maranguapenses devem procurar a Secretaria de Saúde com a Carteira de Identidade, Comprovante de Endereço e Cartão do Sistema Único de Saúde. Esses pacientes foram encaminhados do Posto de Saúde ou da Policlínica de Maranguape e passaram por uma triagem.

Catarata
A doença tem como causa principal o envelhecimento natural do cristalino ao  longo da vida. Acontecendo com mais frequência nos idosos, mas existe também  a catarata congênita, na qual o bebê já nasce com a doença. Um dos principais  sintomas: perda visual progressiva tanto para perto quanto para longe.

Pterígio
É um crescimento benigno de tecido na córnea do olho. Tem geralmente início  na região da córnea mais próxima do nariz. Embora possa ir gradualmente  aumentado de tamanho, raramente cresce ao ponto de cobrir a pupila. Em  muitos casos ocorre em ambos os olhos simultaneamente.

Deixe uma resposta